segunda-feira, 15 de julho de 2013

A MÃO NEGRA - Lendas de Mato Grosso



A Mão Negra tela de Marlene Kirchesch

A lenda da Mão Negra é muito conhecida na região ribeirinha da baixada cuiabana. 
Conta-se que sob um grande barranco que havia na Margem do rio Cuiabá, morava uma velha negra, muito doente que roubava peixes dos pescadores distraídos, e que esta velha se transformava em uma enorme mão negra quando ia roubar os peixes.
Certa vez, um pescador que se considerava muito esperto, teimava em não acreditar nas histórias que os mais velhos contavam sobre o aparecimento daquela mão misteriosa.
Nos dias santos e feriados, sempre tinha alguém pescando sobre aquele barranco, e foi em um desses dias, que este julgava esperto, arrumou suas trais e pretendia passar o dia e a noite pescando. Muito animado rumou para a fisgada, era um bom dia para pescaria e assim acreditava que seu jacá, já estaria cheio de peixes. E assim aconteceu, era meio dia no jacá já tinha inúmera quantidade de pescados de todos os tamanhos.
Quando já passava de meio dia, ele resolveu almoçar e tirar uma cesta, antes, porém foi dá uma espiada no jacá, e para seu espanto, ele estava totalmente vazio. Muito medroso que era, juntou suas traias e rapidinho e ia sair correndo quando, de repente, surgiu uma mão negra á beira d'água procurando por algo. Ao avistar aquilo ficou pálido, desesperado, saiu correndo, gritando socorro a Mão Negra quer me pegar!!!
Correndo como louco se enroscou em uma emaranhado de cipó e ali ficou gritando até que apareceu outro pescador para salvá-lo.Chegou à cidade em estado de choque dizendo que no barranco havia uma mão negra que além de pegar todos os seus peixes ainda queria pegá-lo.
Fonte: livro Retratos dos Seres da Noite - Marlene Kirchesch

Nenhum comentário:

Postar um comentário